5 itens básicos para montar seu Home Studio

Produções musicais caseiras estão em alta. Conheça os equipamentos essenciais que um home studio necessita.

É senso comum pensar que o começo é a parte mais difícil. O home studio quebrou, de uma vez por todas, essa regra. É muito simples e barato nos dias de hoje dar os primeiros passos nas gravações profissionais e caseiras com resultados que podem ser surpreendentes. Abaixo, seguem algumas dicas do que você precisa para um começo bem bacana.

1. O cérebro do Home Studio: Computador

Esse será o núcleo base, o quartel-general do seu home studio. Por isso, vale a pena investir um pouco mais para evitar a falta de memória, lentidão e travamentos, coisas que paralisam a produção e trazem uma irritação das galáxias. Mas, considerando que todo ser vivo conectado já possui essa ferramenta, esse item acaba sendo incorporado por osmose devido às necessidades básicas da vida moderna de qualquer morador do planeta Terra.

E, para começar com segurança e sem dor de cabeça, uma máquina com 8GB de RAM rodando um processador i5 dá conta.

Vale lembrar que os desktops podem oferecer maior poder de processamento e customização, porém os laptops oferecem a portabilidade, essencial para um DJ, por exemplo, e para todos que um dia querem gravam no quarto de casa, mas no fim de semana pretendem gravar no sítio do avô ou numa reunião de sua igreja.

2. DAW (Digital Audio Workstation)

Sua estação de trabalho para áudio digital, a DAW, é o software usado para gravar, editar, mixar, masterizar e fazer com a música tudo que a criatividade permitir. Geralmente, são práticos e intuitivos, com dezenas de tutoriais soltos pela rede. As funções básicas de gravação e edição são relativamente fáceis. Sugerimos aqui três dos mais usados como ponto de partida para seu home studio.

Reaper


É super acessível, trabalha em Windows, e oferece uma grande capacidade de customização e atualizações frequentes. Esse é o preferido nas aulas do Paulo Anhaia, professor, produtor e técnico renomado. Suas aulas online permitem tanto um banho rápido, como um mergulho profundo em suas funções. Vale a pena dar uma conferida. https://www.reaper.fm

Logic Pro

Trabalha no ambiente do Mac. É a versão estendida do Garage Band, que é gratuito no pacote do IOS. Essa DAW é uma das mais completas e poderosas do mercado, por um preço que muitos consideram uma pechincha e usada por muitos produtores tops do mundo todo. O legendário produtor Just Blaze (Beyonce, Snoopy Dog, Eminem) é um dos muitos que foram seduzidos por essa incrível unidade de trabalho. https://www.apple.com/br/logic-pro

Pro Tools

Considerado o padrão dos estúdios profissionais. Usado para gravação, mixagem, masterização e broadcasting. Por ser o mais famoso e o mais usado, alguns o criticam. Apesar disso é considerado o rei das DAWs. Rick Rubin (Black Sabah, Red Hot Chilli Peppers) assinou muitos de seus meteóricos sucessos usando essa estação como ingrediente vital. Trabalha em Windows e Mac.
 https://www.avid.com/pro-tools

Outras DAWs, como Studio One 3, Sonar, Ableton Live e Cubase, são muito usadas no mercado. Vale a pena testar as versões gratuitas e sentir qual se encaixa melhor no jeito de trabalhar e também no bolso.

3. Interface de Áudio

Essa ferramenta converte o áudio analógico, captado por microfone ou instrumento, em áudio digital que será trabalhado na DAW. Uma interface com o básico de entradas e saídas é suficiente para fazer ótimos voos no seu home studio. Grande parte usa USB, mas a conexão thunderbolt é muito popular por ser mais rápida e com menor latência. Listamos algumas sugestões abaixo.

Beringher U-phoria UMC22

Uma das mais baratas do mercado, oferece ótimo custo benefício. Com conexão USB, 1 entrada para microfone , 1 entrada para instrumento, saída para fones e monitores, esse é um bom começo para gravações profissionais.

Focusrite Scarlet solo

Interface profissional muito popular entre produtores e músicos. Simples e elegante, conexão USB, 2 entradas, saída para fones e monitores. O preamp do mic ainda possui a função air que adiciona um colorido extra.

Presonus Audiobox USB 96

Sua construção sólida oferece 2 canais para microfone e instrumento com ótimos preamps e auto hi-z switching, saída para monitores e fones, Midi in/out e ainda traz no pacote a DAW Studio one artist.

Universal Audio Apollo twin

Essa é a cereja do bolo, o padrão para interfaces profissionais no formato Desktop. Fama conquistada pela inacreditável qualidade de áudio, mitológicos preamps unison que permite gravação e monitoração em tempo real e capacidade de inserir os estelares plugins da UAD diretamente em cada entrada. Tudo isso tem preço, a unidade e os plugins são caros.

Qualquer um desses pontos de partida vai permitir produzir profissionalmente sua música em home studio. Abaixo, áudios gravados na mais cara, UAD Apollo Twin, e na mais barata, behringer U-PHORIA UMC 22. Perceba que qualquer uma que caiba no seu bolso não vai decepcionar.

Faixas gravadas com: guitarra airline custom 1p usando captador seymour duncan firebird na ponte, plugada em linha, passando pelos strymon timeline e ethos overdrive, sem pós processamento.  violão taylor 310 e voz microfonados com shure sm57

4. Microfone

É uma ferramenta fundamental se quiser gravar voz ou qualquer instrumento acústico. Gravar em casa no seu home studio significa, na maioria da vezes, que você não terá um ambiente com tratamento e/ou isolamento acústico, por isso, nesse caso, os microfones dinâmicos funcionam melhor que os condensadores, pelo fato de captarem menos da ambiência. Esse é um assunto vasto, mas por praticidade seguem algumas sugestões de microfones dinâmicos que funcionam muito bem.

Shure SM58

O microfone para vocal mais famoso do mundo. Amplamente usado para performances ao vivo, são ótimos para gravar em estúdio também. Boxo Vox usou esse guerreiro para gravar muitos clássicos do U2.

Sennheirer e835

Muito próximo do SM58, ótimo para ser usado ao vivo, ótimo para gravar em casa. Vai bem com voz e outros instrumentos. Profissional com bom preço.

Shure sm57

Esse é um clássico dos estúdios pro. Qualquer produtor sério vai ter sempre um por perto. O preço acessível não diminui sua qualidade. Captura bem praticamente tudo: Voz, violão, guitarra ou bateria.

Seinnheiser MD421

Muitos dizem que esse é o melhor microfone dinâmico que se pode ter. Grava maravilhosamente vocais, guitarras, bateria, baixo, sopros. Versatilidade e qualidade acompanham esse feroz.

Electro-Voice RE20

Esse é um dos mais usados em Rádio e TV. Fantástico para vocais, fica ótimo também gravando baixo, bateria ou violão. Apesar de ser caro, é perfeito para gravar em casa devido à sua performance side/back noise reduction que filtra ruídos indesejáveis num ambiente não tratado acusticamente, além é claro de sua excepcional qualidade sonora.

5. Acessórios

Pra fechar, uma lista final de itens essenciais para produzir música em home estúdio.

Headphone

Necessário para gravar voz ou qualquer fonte que precise ser microfonada. Existem muitas opções e se não for muito exigente, qualquer um que estiver na mão já quebra um galho. Porém existem opções de bom custo que vão te retornar uma sonoridade profissional. Os preferidos são o Sony MDR 7506 e o AKG K240, que podem ser vistos em praticamente qualquer estúdio profissional pelo mundo afora.

Monitores

Eles farão muita diferença na hora de avaliar a qualidade de uma gravação, o resultado de uma mix ou aprovar uma master. Não são baratos, mas alguns dos mais em conta e que dão conta são : Presonus Eris E3.5, M-audio By503, Mackie CR3- XBT e KRK rokit RP5 64.

Cabos

Além disso, 2 cabos XLR menores para conectar monitores na interface, 1 XLR maior para o microfone e 1 p10 para instrumentos.

Consiga um pedestal para o microfone e pronto. Está montado o seu arsenal inicial para seu home studio.Todo seu talento e criatividade podem ser registrados com qualidade profissional. Mãos à obra!

Letícia Soares

Letícia Soares é editora do Blog Audio Vertical, jornalista, escritora e especialista em marketing digital. Também é DJ profissional há 10 anos, atuando no ramo da música eletrônica.